Páginas

domingo, abril 18, 2010

Gradação de Fabiano

Inicialmente, Fabiano é caracterizado como um homem, um ser humano que toma uma atitude comum, igual a outros homens. Como fazer um cigarro de palha, já que fumar é um comportamento comum na sociedade.

Depois, ele mesmo constata que deixou de ser um ser humano, afirmando que é um bicho. No sentido de não ser mais racional, reconhecendo-se como um animal. Alguém que é irracional e age por instinto.

Em seguida, ele confirma que deixou de ser um ser humano, agindo como tal, aparecendo em um local e escondendo-se no mesmo. Entretanto, ele se encontra estagnado naquele lugar por tanto tempo que passa a se sentir enraizado ali. Neste momento, ele se transfere de categoria deixando de ser animal e passando a ser planta.

Ainda sendo um ser vivo, uma planta fica enraizada, presa, sem a possibilidade de ter liberdade, e é isso que ele afirma sobre si mesmo e sobre sua família.

E num último momento, mostrou-se um traste, ou seja, deixou de ser um ser vivo e tornou-se um objeto, um elemento da paisagem. Mesmo sendo útil, era substituível.

Com essas características pode-se perceber que a personagem Fabiano apresenta uma gradação descendente, decaindo de homem a um objeto sem vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário